Ingredientes:
250g farinha
100g açúcar
50g de manteiga
1 colher (de sobremesa) de azeite
1 colher (de chá) de fermento em pó
1 colher (de chá) de canela
1 colher (de chá) de raspa de limão
1 pitada de sal
2 ovos
Amêndoas picadas (q.b.)
Chocolate negro cortado em cubos (q.b.)
Preparação:
Bate-se a manteiga (amolecida) com o azeite, o açúcar, os ovos, a canela e as raspas de limão. Adiciona-se a farinha, o fermento e o sal e mistura-se tudo. Amassa-se bem até ligar. Estende-se a massa com um rolo sobre uma bancada polvilhada com farinha, depois vão-se cortando círculos (com cerca de 6 cm de diâmetro) até usar toda a massa. Forra-se um tabuleiro de ir ao forno com papel vegetal e salpica-se com um pouco de farinha. Colocam-se no tabuleiro os vários círculos de massa, por cima de uns põem-se as amêndoas e por cima de outros põem-se os cubos de chocolate. Leva-se a forno quente (215ºC a 245ºC) durante cerca de 20 minutos. Depois de arrefecidas, as bolachas estão prontas a comer.
Nota: A receita original encontra-se n’O Livro de Pantagruel, página 745. Neste caso utilizou-se chocolate negro e amêndoa sobre as bolachas, mas poderá utilizar outro tipo de chocolate assim como outro tipo de frutos secos.
Ficaram bem apetitosas...
ResponderEliminarBoa noite,
ResponderEliminarTenho produção própria de miolo (grão) de amêndoa e azeite de trás-os-montes e pensei que poderia estar interessada em comprar. Vendo pequenas quantidades (min. 1kg e 5 litros).
Cumprimentos,
João Tomé
joaobtome@gmail.com