Dourada com recheio de Ervas

Esta nossa receita saiu na revista Index :)



Ingredientes:
1 dourada grande
½ chávena de cebolinho picado
½ chávena de cebola bem picada
3 colheres de sopa de coentros picados
1 colher de chá de gengibre ralado
2 dentes de alho picados
4 fatias de bacon picadas
6 nozes partidas em bocadinhos
1/4 de chávena de caldo de peixe
Raspa e sumo de limão
Raspa e sumo tangerina
Sal, pimenta
Azeite

Confecção:
Retire a cabeça do peixe e corte-o ao meio em comprimento para obter 2 filetes. Tempere-os com sal, pimenta moída na altura sumo de limão e tangerina. Num tabuleiro, coloque papel de alumínio suficiente para envolver o peixe, disponha um dos filetes. Reserve.
Numa tigela misture o cebolinho, os coentros, a cebola, o alho, o gengibre e o caldo de peixe (pode ser aproveitado da cabeça). Deite essa mistura sobre o filete, junte o bacon, as nozes e a raspa dos citrinos. Cubra com o outro filete, regue com um bom azeite e envolva com o papel alumínio. Leve ao forno. Um pouco antes de servir retire com cuidado e papel de alumínio, regue o peixe com o molho que se formou e deixe alourar. Transfira para uma travessa e sirva acompanhado de batatinhas salpicadas com salsa, tomates gratinados (com queijo e orégãos) e legumes cozidos.


A cabeça do peixe pode ser aproveitada da seguinte forma: Coze-se com uma cebola, um dente de alho, salsa, sal e um fio de azeite. Depois de cozida retira-se o peixe e tritura-se com os legumes no liquidificador. Depois de frio verte-se em sacos de gelo e congela-se, para utilizar futuramente em sopas ou guizados.

3 comentários:

  1. a dourada esta excelente
    e um dos meus peixes de elieçao
    beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  2. Este peixe já é saboroso por si só, com este recheio deve ter ficado espetacular.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Que colorido de crudites me encantan muy lindas fotos,me quedo en tu blog ,muchas bendicones y vibras positiva para tí en este Nuevo Año,cariños y abrazos de una Chilena.

    ResponderEliminar