Bochechas de porco estufadas, com esparregado e puré de batata-doce

Uma das coisas que o artesanato me anda a “roubar” é o tempo para cozinhar (algo que gosto muito de fazer), este fim-de-semana consegui gerir melhor o tempo e fiz algumas coisas :) uma delas foram estas bochechas, que estavam muito boas!


Estufado:
4 bochechas de porco
1 cenoura
1 cebola
1/2 alho francês
3 dentes de alho
Cogumelos (facultativo)
Caldo de legumes
1 copo de vinho tinto
Azeite q.b.
Cebolinho fresco
1 pau de canela
grãos de pimenta (diversos tipos)
Sal

Num tacho refogar a cebola cortada em meias luas finas, o alho francês em rodelas e o alho picado. Juntar as bochechas (limpas de peles e gorduras) e deixá-las cozinhar um pouco. Adicionar o vinho, o caldo e as especiarias. Deixar cozinhar muito lentamente, se necessário juntar mais caldo. A meio da cozedura juntar a cenoura cortada em tiras. Quando a carne estiver bem tenra retirar do tacho assim como a cenoura e o pau de canela. Reservar. Triturar o caldo, levar novamente ao lume e juntar os cogumelos. Adicionar a carne e a cenoura e deixar apurar. Acompanhar com esparregado e puré de batata doce.

Esparregado:
1 molho de nabiças
3 dentes de alho
3 colheres de farinha
Leite
Azeite
Sal e pimenta e noz-moscada q.b
Sumo limão

Coza as nabiças em água temperada com sal. Escorra, esprema-as bem e pique-as com uma faça. Leve os alhos a alourar no azeite e retire-os. Junte o picado das nabiças e mexa bem. Polvilhe com a farinha e continue a mexer, junte o leite até obter a consistência pretendida mexendo sempre. Retire do lume, tempere e com pimenta e noz moscada, rectifique de sal e junte o sumo de limão.

Puré:
500 g de batata doce
leite
1 colheres (sobremesa) de manteiga
Noz-moscada, pimenta e sal q.b.

Coza as batatas em água e sal. Depois de cozidas passar pelo passe-vite. Juntar a manteiga, o leite e mexer bem. Temperar com noz-moscada e pimenta.

Sem comentários:

Enviar um comentário