Arroz de Pato


Ingredientes:
1 pato
2 cebolas
2 dentes de alho
2 tomates maduros
400g de arroz agulha
Bacon
Linguiça
Azeite
Sal e Pimenta
Vinho branco

Preparação:
Lave e arranje o pato retirando o excesso de gorduras e parta em pedaços. Num tacho faça um refogado com o azeite, a cebola e os alhos picados. Deixe alourar. Junte o tomate maduro, o pato em pedaços e ¼ de linguiça. Tempere com sal e pimenta e vá mexendo para a carne não pegar. Quando estiver douradinho acrescente vinho branco e água até cobrir a carne. Tape e deixe cozinhar em lume médio, mexendo de vez em quando, até o pato estar cozido. Retire, limpe de peles e ossos, desfie e reserve. Corte a linguiça em rodelas e reserve.
Acrescente ao caldo a água suficiente (2 vezes e meia o volume do arroz) para cozer o arroz. Deixe levantar fervura, adicione o arroz e rectifique os temperos.
Quando o arroz estiver quase cozido junte o pato desfiado. Deixe cozinhar mais um pouco, e quando estiver “cremoso” retire do lume. Num tabuleiro vaze o preparado, coloque em cima as rodelas de linguiça e tiras de bacon e leve ao forno quente até ficar tostado.
(neste dia não tínhamos linguiça em casa, mas mesmo assim ficou muito bom)

2 comentários:

  1. Nunca comi pato, mas a julgar pelo belo aspecto provaria sem problemas.
    Abraços

    ResponderEliminar
  2. UM prato da cozinha tradicional portuguesa e que se come sempre com agrado. O aspecto está óptimo e penso que o sabor não lhe tenha ficado atrás.
    Prefiro comê-lo a fazê-lo, embora não raras vezes me tenha aventurado a fazê-lo.
    E gosto bastante

    ResponderEliminar