Lasanha de carne e legumes, com molho de tomate


Ingredientes:
500 g massa de lasanha fresca
150 g queijo mozzarella
400 g carne vaca picada
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
2 tomates maduros
azeite
vinho branco
salsa picada
sal, pimenta q.b.
200 g courgette
200 g cenoura
200 g cogumelos frescos
200 g espinafres

Molho:
1 cebola
2 dentes alho
500g tomate fresco (sem pele)
vinho branco
sal, pimenta, ervas de Provença q.b.
açúcar q.b.

Confecção:
Preparação da carne: Num tacho, aquecer o azeite e deixar alourar a cebola e o alho. Juntar a carne picada, os tomates picados e a salsa, regar com um pouco de vinho branco e de água e temperar com sal e pimenta. Cozinhar em lume brando. Reservar.
Preparação do molho: Refogar no azeite o alho e a cebola picados. Refrescar com um pouco de vinho branco e acrescente o tomate maduro. Temperar com sal, pimenta e ervas de Provença. Rectificar a acidez, juntando um pouco de açúcar. Cozinhar durante 15 minutos e triturar com a varinha mágica. Reservar.
Preparação dos legumes: Laminar a cenoura a courgette e os cogumelos muito fininhos e fritar ligeiramente em azeite. Escaldar os espinafres em água a ferver com sal, escorrer. Reservar.

Montar a lasanha, colocando no fundo de um tabuleiro, um pouco de molho. Vai-se depois sobrepondo, alternadamente, camadas de massa coberta com legumes. Camada de massa coberta com carne. Polvilhar cada camada com um pouco de queijo mozzarella ralado grosseiramente. Terminar a montagem com uma camada de massa coberta de molho polvilhado com queijo. Levar ao forno a 180ºC, durante 30 minutos.

Sem comentários:

Enviar um comentário