Copo de pêssego


Cada camada deverá ser vertida cuidadosamente de modo a evitar que se misturem.

(Para 2 copos)
De baixo para cima o copo é constituído pelas seguintes camadas:

Camada 1: descasca-se 1 pêssego e lamina-se com um descascador de legumes de modo a obterem-se finas lascas. Numa frigideira colocam-se as lascas do pêssego com um pouco de açúcar amarelo (a gosto) e, em lume brando, cozinham-se até ficarem amolecidas. Quanto estiver pronto, retiram-se e reserva-se na frigideira a calda que foi libertada. No fundo de cada copo coloca-se então esta primeira camada.

Camada 2: Parte-se chocolate negro aos bocadinhos (100g) e coloca-se num tacho com um pouco de leite, deixando que este derreta até se obter um creme bastante consistente. Não convém que este chocolate fique muito líquido, por isso o leite a adicionar deverá ser o estritamente necessário para que o chocolate derreta sem queimar. Deixa-se arrefecer um pouco e vaza-se no copo sobre a primeira camada.

Camada 3: Descascam-se 2 pêssegos e colocam-se num copo triturador com meio iogurte natural de modo a fazer um batido cremoso. A este batido adicionam-se sementes de papoila (que conferem um toque estaladiço a esta camada) e um pouco de vodka (a gosto). Vaza-se lentamente sobre a camada anterior, a qual já deve estar solidificada.

Camada 4: Bate-se meio pacote de natas até ficarem cremosas (é aconselhável que as natas estejam frias). Adiciona-se açúcar em pó q.b. e vaza-se sobre a camada anterior.

Camada 5: Levam-se as amêndoas ao lume brando na calda que sobrou da primeira camada, até caramelizar (mexendo sempre para que não queimem e não fiquem coladas). Polvilha-se a camada anterior com um pouco de canela e sobre esta colocam-se as amêndoas caramelizadas.

Por fim, decora-se o topo do copo, coloca-se uma folha de hortelã e uma lasca de pêssego enrolada. Manter no frigorífico até servir.

Come-se com uma colher comprida de modo que possa ir ao fundo do copo, saboreando um pouco de todas as camadas em simultâneo.

Sem comentários:

Enviar um comentário