Lasanha Vegetariana

Ingredientes para o molho:
1 Couve-flor
1/2 cebola
1 dente de alho
150 ml de Leite de Soja
Sumo e raspa de meio limão
Azeite
Sal, pimenta e noz moscada qb

Ingredientes para a lasanha:
Folhas de lasanha, seca ou fresca
3 ovos
50 g de soja granulada
1 cenoura
1/2 curgete
1 tomate
150 g de cogumelos laminados
1/2 cebola
1 dente de alho
150 g de queijo parmesão
2 unidades de queijo mozarela fresco
Vinho branco
Azeite
Molho de soja
Sal e pimenta qb



Preparação:
"Bechamel" de Couve-flor
Lavar a couve-flor, cortar em pedaços pequenos, reservar as folhas exteriores e cozê-la com um pouco de sal. Refogar num fio de azeite meia cebola e um dente de alho picados até estarem dourados. Juntar a couve-flor cozida, a cebola e alho refogados com um pouco da água de cozedura e triturar em puré. Adicionar aos poucos o Leite de Soja, mexendo, até obter a consistência desejada. Por fim, temperar com sumo de limão, sal, pimenta e noz moscada a gosto.

Lasanha
Cozer os ovos e hidratar a soja, colocando-a numa taça e juntando água quente até cobrir. Descascar e cortar a cenoura e a curgete em fatias finas, migar as folhas exteriores da couve-flor, cortar o tomate em cubos, picar meia cebola e um dente de alho e lavar os cogumelos. Refogar a cebola e o alho num fio de azeite. Quando estiver dourado juntar, sequencialmente, a cenoura, os cogumelos, a curgete e a couve. Deixar estufar com um pouco de vinho branco e molho de soja. Temperar com sal e pimenta a gosto. Escorrer e espremer a soja, para retirar a maioria da água, e juntá-la aos legumes.
Pré-aquecer o forno. Cortar a mozarela e o ovo em rodelas e metade do parmesão em pequenos cubos. Untar um tabuleiro rectangular com azeite ou margarina, cobrir o fundo e as laterais com a massa de lasanha. Se necessário, cozer ou passar por água quente as folhas de lasanha, para amolecer. Alternar as camadas com os vários preparados. Sugere-se a seguinte disposição, de baixo para cima: Massa, recheio, mozarela, molho branco, massa, recheio, ovo, parmesão, molho branco, massa, parmesão ralado. Colocar no forno por 15 minutos ou o tempo suficiente para cozinhar a massa e derreter o queijo.


Sem comentários:

Enviar um comentário