Chamuças de carne picada


Ingredientes (massa):
1/2kg de farinha
água (q.b.)
óleo (q.b.)

Ingredientes (recheio):
1/2kg de carne de vaca picada
1/2kg de cebola grosseiramente picada
3 alhos picados
1 tomate pequeno aos pedaços
1 colher (sopa) óleo
coentros picados (q.b.)
raíz de gengibre ralada (q.b.)
1 colher (de sopa) de cominhos em pó
sal (q.b.)
pimenta (q.b.)

Preparação (massa):
Põe-se a farinha numa taça grande e vai-se deitando água aos poucos e amassando até se obter uma massa elástica que se solte facilmente do recipiente e das mãos. Tiram-se dois bocados do tamanho de ameixas, rolando cada um entre as mãos de modo a formar duas bolas iguais. Estendem-se separadamente com o rolo da massa sobre uma bancada com farinha, obtendo-se assim duas rodelas grossas com aproximadamente 10cm de diâmetro. Untam-se muito ligeiramente com óleo as partes de cima, polvilham-se com farinha e unem-se pelas suas superfícies enfarinhadas. Estende-se então com o rolo essa dupla rodela até formar uma rodela maior com cerca de 25cm de diâmetro, que se leva a assar sobre a chapa apenas 5 segundos, voltando-a com a ajuda duma faca ou duma espátula, para assar igualmente do outro lado. Separam-se então as duas finas rodelas que o óleo e a farinha não deixaram pegar-se uma à outra e dobra-se cada uma ao meio, voltam a dobrar-se no mesmo sentido e colocam-se entre um pano previamente molhado e espremido, para não secarem. Repete-se o processo várias vezes até terminar a massa.

Preparação (recheio):
Coloca-se óleo numa panela juntamente com a cebola e o alho, quando estiverem alourados adiciona-se a carne e os restantes ingredientes e deixa-se ao lume até a carne estar cozinhada. Por fim adicionam-se os coentros e envolve-se tudo.


Modo de armar as chamuças:
Desdobra-se uma das rodelas de massa, corta-se transversalmente em duas ou três tiras, consoante se quiser fazer chamuças maiores ou menores. Aparam-se as pontas dando-lhes sensivelmente a forma da figura 1, recheia-se a massa como ilustra a figura 2, dobram-se pelos pontos indicados como na figura 3, colando-lhes as aberturas com um polme muito fluído feito de farinha e água. Depois de todas as chamuças armadas, fritam-se num tacho fundo com bastante óleo, fritam-se poucas de cada vez e escorrem-se todas em papel absorvente.


Nota: Esta receita foi retirada d’O Livro de Pantagruel, página 599/600. 

Sem comentários:

Enviar um comentário