Empadas de Carne


Ingredientes Massa:
250g farinha
80g de margarina
3 ovos pequenos
Sal (1 colher de café)
Água fria (q.b.)

Preparação da Massa:
Vaza-se a farinha e o sal para um recipiente grande, faz-se uma cova no meio onde se colocam os ovos e a margarina. Desmancha-se a margarina com os dedos e amassa-se rapidamente, adicionando água fria (a suficiente para ajudar a ligar a massa). Faz-se uma bola com a massa e deixa-se repousar num local fresco durante 1h, tapando o recipiente com um pano húmido.

Ingredientes Recheio:
500g de carne de porco (lombo ou febras)
1 cebola pequena picada
5cl de Cerveja preta
Pimentão Doce (q.b.)
Azeite (q.b.)
Farinha Maizena (q.b.)
Água (q.b.)
Sal (q.b.)
1 gemade ovo

Preparação do Recheio:
Tritura-se a carne na picadora e leva-se ao lume a estufar com a cebola, o azeite, o sal e o pimentão. A meio da cozedura adiciona-se a cerveja e um pouco de água para o molho não secar. Deixa-se cozinhar sempre com o tacho tapado. No fim engrossa-se o molho com uma colher de farinha Maizena dissolvida em pouca água. Reserva-se o recheio.

Preparação das Empadas:
Sobre a bancada da cozinha coloca-se farinha e a bola de massa. Estende-se bem com o rolo da massa para que fique fina. Cortam-se círculos na massa e forram-se as formas com estes círculos (os círculos de massa devem ser maiores que o diâmetro das formas, de modo que sobre massa quando se forrarem as formas. Depois coloca-se o recheio nas várias formas e fecham-se as empadas com as pontas de massa que sobraram. Pincelam-se as empadas com a gema de ovo e leva-se ao forno, a 180ºC, durante cerca de 30 minutos.


Nota: A receita original encontra-se n’O Livro de Pantagruel, página 595.

1 comentário: