Coelho grelhado com batata-doce e creme de nêsperas


O coelho grelhado sempre foi um dos pratos mais apreciados por estas bandas. Regá-lo "à lavrador" foi uma descoberta feita no Alfaia, numa saudosa "visita de estudo" ao Bairro Alto com o amigo Hélder. Desta vez, apeteceu-nos um acompanhamento de batata-doce, igualmente grelhada (outra imperdível e relativamente recente descoberta) e a inspiração levou-nos a um creme experimental de nêsperas.


O bicharoco, temperado a sal grosso e pimenta moída na altura, foi para o carvão, cortado em quartos. Dos miúdos fez-se uma pequena espetada. As batatas foram cortadas em rodelas longas e espessas.

O azeite fritou muito levemente 4 dentes de alho, uma malagueta e um raminho de alecrim. No fim deitou-se sobre a carne já na travessa.
O creme de nêsperas consiste apenas numa redução de polpa de nêspera (sem casca nem caroço, obviamente) em manteiga, azeite e vinho branco, à qual se adicionou um pouco de açúcar e farinha maisena. Vinte minutos em lume brando são suficientes. Para perfumar usou-se uma pequena mistura de ervas do jardim: hortelã, salva e manjerona. O resultado é devastador!
As nêsperas, claro, eram da quinta e tinham sido acabadas de apanhar.
Acompanhou-se com um muito competente rosé Terras do Sado ;-)

Sem comentários:

Enviar um comentário